terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bancos Brasileiros Listados Em Bolsa De Valores


Os bancos são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas que fornecem serviços financeiros à sociedade. São Regulado pelo Banco Central do Brasil.

Foto divulgação da Segunda Família do Real
Existem relatos de sistemas financeiros desde a antiguidade, onde os povos fenícios já utilizavam várias formas diferentes de realizar pagamentos, como documentos de créditos. Mas, foi no século XVII que os bancos se firmaram, com o lançamento do dinheiro de papel (papel-moeda) pelo Banco de Estocolmo. 

 A instituição do Banco Central desempenha hoje papel crucial na política econômica do país. É, portanto guarda relevante valor na organização financeira do país, sendo assim toda sua organização para o intuito de melhor aplicabilidade das normas e funções econômicas.


A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, tendo em conta as recomendações do Comitê de Supervisão Bancária de Basileia contida no documento "Convergência Internacional de Mensuração e Padrões de Capital: Uma Estrutura Revisada" (Basileia II), que trata do estabelecimento de critérios mais adequados ao nível de riscos associados às operações conduzidas pelas instituições financeiras para fins de requerimento de capital regulamentar, e objetivando observar tais recomendações, adaptadas às condições, às peculiaridades e ao estágio de desenvolvimento do mercado brasileiro, divulgou o Comunicado nº 12.746, de 9 de dezembro de 2004, contendo as diretrizes e cronograma para a implementação de Basileia II.
A partir de então, o Banco Central do Brasil, em consulta com as entidades representativas do mercado financeiro, desenvolve ações voltadas à execução do cronograma ali previsto, alterado posteriormente pelos Comunicados 16.137, de 27 de setembro de 2007 19.028, de 29 de outubro de 2009.


Algumas importantes instituições financeiras  Brasileira listadas em bolsa de Valores...


Banco ABC Brasil. 


Código do Ativo: ABCB3 E ABCB4.

Banco ABC Brasil/RI

O Banco ABC Brasil é um banco múltiplo especia lizado na concessão de crédito para empresas de médio e grande porte. A solidez do seu acionista controlador (Arab Banking Corporation) aliada a uma eficiente administração local garante agilidade na tomada de decisão, acesso a fading atrativo e a mais alta classificação de rating entre os bancos médios de capital aberto no país.


O Banco ABC Brasil. Oferece um diversificado e sofisticado portfólio de produtos de alto valor agregado. Para completar sua oferta, a divisão de Fusões e Aquisições está focada em auxiliar seus clientes em todas as etapas de crescimentos.





Banco Banrisul

Código do Ativo: BRSR3  E BRSR6

 Banco Banrisul/RI

1927 - Fazendeiros reunidos no primeiro Congresso de Criadores, em maio, reivindicam a formação de uma casa bancária a que pudessem recorrer para proteção de sua atividade, dando as suas terras, como garantia dos empréstimos.

1928 - Nasce, a 12 de Setembro, em reposta à revindicação dos fazendeiros, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BRGS. Autorizado pelo presidente do País, Washington Luís, com capital inicial de 50,0 mil contos de réis, para operar com empréstimos em longo prazo. Os beneficiados dariam em garantia a hipoteca de seus imóveis.

1929 - Apesar do crack da Bolsa de Nova York, o Banco teve um bom desempenho. Mais da metade dos empréstimos se destina ao financiamento direto do charque. O BRGS integra liza seu capital com a emissão de letras hipotecárias e ganhas uma sede na Avenida Mauá, em Porto Alegre. São abertas 19 agências, totalizando 24 no Estado. 




Banco BicBanco. 

CÓDIGO DO ATIVO: BICB3 E BICB4  

 BicBanco/RI


Fundado em 1938, o BICBANCO é um dos bancos privados mais antigos do Brasil;

É controlado pelo Grupo Financeiro Bezerra de Menezes desde a sua fundação;

Foi um banco regional até os anos 80, a partir de então, passou operar em escala nacional. Em 2002 inaugurou uma agência em Grand Cayman;

Foco mercadológico: operações de crédito para empresas do segmento de Middle Market - com faturamento anual entre R$50 milhões e R$ 500 milhões;

Adota as melhores práticas de Governança Corporativa.

Posição no Ranking do Sistema Financeiro por Operações de Crédito:

         5º  Maior Banco de capital nacional privado;

         9º Maior Banco privado (capital nacional + estrangeiro);

         13º Maior Banco (capital privado + público).

Fonte: Banco Central do Brasil, data-base Junho de 2011. 

Banco Bradesco  CÓDIGO DO ATIVO: BBDC3 E BBDC4 / Banco Bradesco/RI

O Banco Bradesco foi fundado em 1943 como um banco comercial sob o nome de "Banco Brasileiro de Descontos S.A." Em 1948, iniciamos um período de intensa expansão, que fez com que nos tornássemos o maior banco comercial do setor privado no Brasil no final da década de 60. Expandimos nossas atividades em todo o país durante a década de 70, conquistando mercados brasileiros urbanos e rurais. Em 1988, incorporamos nossas subsidiárias de financiamento imobiliário, banco de investimento e financiadora, tornando-nos um banco múltiplo, e mudamos nossa denominação para Banco Bradesco S.A.

Considerado um dos maiores bancos do setor privado (não controlado pelo Governo) no Brasil, em termos de total de ativos. Fornecendo uma ampla gama de produtos e serviços bancários e financeiros no Brasil e no exterior para pessoas físicas, pequenas e médias empresas no Brasil, e importantes sociedades e instituições nacionais e inter nacionais. 

Possuindo a mais ampla rede de agências e serviços do setor privado no Brasil, o que nos permite abranger uma base de clientes diversificada. Nossos serviços e produtos compreendem operações bancárias, tais como: operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcio, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar gestão de ativos e serviços de inter mediação e corretagem de valores mobiliários.

Banco do Brasil. 

Código do Ativo: BBAS3 

 Banco do Brasil/RI

O Banco do Brasil foi o primeiro banco a operar no País e, hoje, é a maior instituição financeira do Brasil. Em seus mais de 200 anos de existência, acumulou experiências e pioneirismos, participando vivamente da história e da cultura brasileira. Sua marca é uma das mais conhecidas e valiosas do País, acumulando ao longo de sua história atributos de confiança, segurança, modernidade e credibilidade. Com sólida função social e com competência para lidar com os negócios financeiros, o Banco do Brasil demonstrou que é possível ser uma empresa lucrativa sem perder o núcleo de valores - o que sempre o diferenciou da concorrência.



Banco Daycoval.

Código do Ativo: DAYC3 E DAYC4  

Banco Daycoval/RI

O êxito do Banco Daycoval é fruto do know-how de mercado e da dedicação, mas também do talento herdado para gerir os negócios.

 A experiência dos acionistas controladores na área financeira começou em 1952, com a fundação da Casa Bancária Salim A. Dayan, na cidade de Beirute, no Líbano. Não por acaso, os empréstimos para empresas, descontos de duplicatas e financiamento a importação e exportação figuravam como os principais negócios da Casa Bancária, até que os fundadores do Banco Daycoval se mudassem para o Brasil.


As atividades tiveram início, em 1968, com a criação da Daycoval Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) e, em 1970, foi inaugurada a Valco Corretora de Valores.Desde o princípio, o Banco sinalizava sua vocação para o sucesso. Diversas vezes, sua corretora chegou a responder sozinha, por uma parcela significativa dos negócios do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo.


Em 1989, após quase duas décadas de destaque no mercado de capitais, foi um dos primeiros a transformar sua DTVM em banco múltiplo, abrindo também sua primeira agência. A Instituição, então, adotou a estratégia de concentrar a maior fatia das operações na concessão de crédito para o segmento de Middle Market.

O desempenho obtido em momentos delicados da economia – e, particularmente, do mercado financeiro – consolidaria a tradição do Banco Daycoval de crescer mesmo em tempos de crise, apoiada em pilares como o de manter uma baixa alavancagem (endividamento) em sua operação. 

A evolução consistente dos resultados por vários anos consecutivos e a saudável estrutura financeira assegurou ao Daycoval a autorização do Banco Central do Brasil para operar a carteira comercial a partir de 1994 e abrir a primeira agência térrea na capital paulista.



Banco Itaú Unibanco.

 Código do Ativo: ITUB3 E ITUB4.

 Banco Itaú Unibanco/RI

Ao longo de suas histórias, Itaú e Unibanco souberam antecipar os desafios do mercado, consolidando-se em períodos de crise e expandindo os negócios nas fases de crescimento. A expansão característica das duas instituições, marcadas por fusões e aquisições ficou clara no ano de 2008, e se estendeu nos anos seguintes, alinhado com a nova Visão Itaú Unibanco:
"Ser o banco líder em performance (desempenho) sustentável e em satisfação de clientes".

Foco na Eficiência
Finalizada a integração das agências do Itaú e do Unibanco em 2010, implantou o "Projeto Eficiência", que propicia a gestão orçamentaria e de acompanhamento matricial dos custos e de receitas, o estabelecimento de metas para cada unidade de negócio e a disseminarão de uma forte cultura de eficiência operacional.

 Os princípios desse projeto determinam a análise detalhada de indicadores de resultados, o com partilhamento das melhores práticas e o seu controle matricial. Esse projeto nos permitiu estabelecer o desafio de atingir o índice de eficiência, que mede a relação entre despesas e receitas operacionais, de 41% ao final de 2013.


Itaúsa.

Código do Ativo: ITSA3 E ITSA4. 

 Itaúsa Holding/RI


A Itaúsa foi constituída para centralizar as decisões financeiras e estratégicas de um conjunto de empresas, propiciando-lhes melhores condições de expansão. Operando nas áreas financeira e industrial, a Itaúsa mantém ainda relevantes instituições de caráter social.

A história do Conglomerado começou com o primeiro banco de investimento a se constituir no País. Denominado Banco Federal Itaú de Investimentos S.A., foi criado em 06 de maio de 1966, logo após essa área de atividade ter sido institucionalizada pelo Banco Central do Brasil.

 Surgiram como sociedade anônima de capital aberto, com o objetivo de realizar operações de participação ou de financiamento, a prazo médio e longo, para suprimento de capital fixo ou de movimento, mediante aplicação de recursos próprios, assim como angariação, intermediarão e aplicação de recursos de terceiros e outras atividades que viessem a ser permitidas pelas autoridades monetárias.


As principais empresas controladas pela Itaúsa se nos destacam diversos setores de negócios a que se dedicam:

 Itaú Unibanco Holding S.A. e suas controladas Banco Itaú e Banco Itaú BBA, no segmento financeiro, e Duratex, Itautec e Elekeiroz, líderes de seus respectivos ramos industriais.


  
Banco Pine. 

Código do Ativo PINE4.

 Banco Pine/RI

A origem do PINE remonta à tradição da família Pinheiro no setor bancário, iniciada em 1939, com a fundação do Banco Central do Nordeste, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.

 Em maio de 1997, os irmãos Noberto Nogueira Pinheiro e Nelson Nogueira Pinheiro iniciaram as operações do Banco PINE.

Desde 2005, o PINE é controlado diretamente pelo Sr. Noberto Nogueira Pinheiro. A partir de janeiro de 2007, seu acionista controlador deixou o cargo de diretor presidente do PINE, e passou a exercer a função de presidente do seu Conselho de Ad ministração.


No dia 2 de abril de 2007, o PINE tornou-se o primeiro banco de “médio porte” a negociar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), levantando R$ 517 milhões com a emissão de ações preferenciais. O Banco sempre adotou as melhores práticas de governança corporativa, mesmo quando era uma empresa de capital fechado.


Agilidade e criatividade no atendimento aos clientes são marcas registradas da instituição, graças ao seu modelo de gestão caracterizado por uma estrutura interna enxuta, com poucos níveis hierárquicos e uma cultura baseada na meritocracia, que privilegia o desempenho dos melhores talentos.



Paraná Banco.

Código do Ativo: PRBC4.

 Paraná Banco/RI 


O Paraná Banco foi constituído pelo Grupo J.Malucelli em 1979, sob a denominação de Paraná Financeira, quando realizava operações voltadas para crédito pessoal e financiamento de veículos.

 Na década de 80, ainda como Paraná Financeira, a Companhia já realizava operações de crédito consignado por meio de convênios com associações de servidores públicos do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba.

Em 1989, a Companhia foi autorizada a operar como banco múltiplo, com carteira comercial, de crédito, financiamento e investimento.

Em 1991 foi estabelecida a JMalucelli Seguradora e em seis anos foi reconhecida como líder de mercado em seguro garantia. 


 Em 1995, com a promulgação de regula mentação específica autorizando o desconto em folha de pagamento para amortização de empréstimos concedidos por instituições financeiras a empregados do setor público e privado, o Paraná Banco passou a atuar diretamente no mercado de crédito consignado com a celebração de um convênio com o Estado do Paraná. 

Em 1998 a Companhia lançou, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Cartão Qualidade, um projeto pioneiro no Brasil que consiste na disponibilização de um cartão smart card aos funcionários da prefeitura, com inúmeros serviços, incluindo a consignação online. Por meio deste cartão, os funcionários da Prefeitura de Curitiba solicitam empréstimos dentro de sua margem consignada, o Paraná Banco faz a operação em tempo real e a amortização se dá mediante desconto na folha de pagamento.

 O grande Marco da História Paraná Banco

O grande marco da história da Companhia foi a Oferta Pública de Ações em 2007 que tornou o Paraná Banco uma empresa de capital aberto. 

Em 14 de Junho deste ano o Banco celebrou a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo com uma oferta primária de 37,8 milhões ações preferenciais sob o ticker PRBC4. 


A Companhia está listada no Nível 1 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa da BM&FBovespa. Todas as ações emitidas pelo Banco possuem 100% de tag along.

A JMalucelli Resseguradora iniciou suas operações com a garantia de 100% dos resseguros gerados pela JMalucelli Seguradora. Classificada como resseguradora local, a JMalucelli Resseguradora e as outras resseguradoras desta categoria tem o direito de receber 40% dos prêmios ressegurados no Brasil, de acordo com a resolução nº225 da SUSEP.

 No final de Junho de 2011, segundo dados disponíveis na SUSEP somente para o grupo que engloba seguro garantia e seguro de crédito, o market-share da JMalucelli Re, que atua exclusivamente em seguro garantia, foi de 38,6%.

Hoje a Seguradora detêm 37,4% de participação no mercado, segundo dados da SUSEP de junho de 2011.



Banco Santander Brasil.

 Código do Ativo. ሳንብ፩፩

 Banco Santander Brasil/RI

O Grupo Espanhol Santander expandiu a sua presença em todo o mundo por meio de aquisições e obtenção de sinergias a partir de processos de integração de negócios bem sucedidos.

Em 1957, o Grupo Santander entrou no mercado brasileiro por meio de um acordo operacional com o Banco Intercontinental do Brasil S.A. A partir dos anos 90, o Grupo Santander buscou estabelecer forte presença na América Latina, particularmente no Brasil.
O Grupo Santander seguiu esta estratégia tanto por meio de crescimento orgânico, como por aquisições.

 Em 1997, o Grupo Santander adquiriu o Banco Geral do Comércio S.A., um banco de varejo de médio porte, que subsequentemente mudou seu nome para Banco Santander Brasil S.A. No ano seguinte, o Grupo Santander adquiriu o Banco Noroeste S.A. para fortalecer ainda mais a sua posição como um banco de varejo no Brasil.

 Em 1999, o Banco Noroeste foi incorporado pelo Banco Santander Brasil.
 Em janeiro de 2000, o Grupo Santander adquiriu o Banco Meridional S.A. (incluindo o subsidiário Banco Bozano, Simonsen S.A.), um banco atuante em serviços bancários de varejo e atacado, principalmente no sudeste do Brasil. Com á Aquisição do Banespa, detido pelo Estado de São Paulo, em novembro de 2000.

 Por meio desta aquisição, o Grupo Santander passou a ser um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólidas operações em serviços bancários de varejo e atacado, estrategicamente posicionado no sul e sudeste do País.
Após a aquisição, o Grupo Santander programou uma modernização da tecnologia de informação no Banespa. Transcorrido um ano da aquisição, o índice de eficiência do Banespa havia melhorado significativamente.
Apesar de operar no Brasil por meio de diferentes pessoas jurídicas, o Grupo Santander Brasil tem sua administração e funções gerenciais centralizadas desde 2000.

 Em 2006, o Grupo Santander Brasil, mediante aprovação de seus acionistas e do Banco Central, consolidou todas as suas participações em uma única pessoa jurídica - Banco Santander Banespa S.A., que posteriormente teve sua denominação alterada para Banco Santander (Brasil) S.A., simplificando, assim, a sua estrutura societária e fiscal, melhorando sua eficiência operacional e reduzindo os custos administrativos por meio da integração e do aprimoramento de diferentes plataformas de TI.

 Em 2007, o Grupo Santander programou um programa de unificação de sua marca.

Em 24 de julho de 2008, o Santander Espanha assumiu o controle acionário indireto do Banco Real. Nas assembleias gerais de acionistas do Santander Brasil e do Banco Real realizadas em 29 de agosto de 2008, foi aprovada a in corporação pelo Banco Santander (Brasil) S.A. das ações de emissão do Banco Real, passando o Banco Real a ser uma subsidiária integral do Santander Brasil. Naquele momento, o Banco Real era o quarto maior banco privado do Brasil em quantidade de ativos. 

Oliveiralimainvest10

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES