sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rating, A Complexa Ciência do Risco

Agências de classificações de Riscos
 As empresas frequentemente pagam para terem suas dívidas classificadas em termos de risco de crédito. Isso porque muitos investidores resistem ou têm limitações legais em comprar títulos sem conhecer os seus ratings.
As três principais organizações que prestam esse serviço em escala global são as norte-americanas Moodys, Standard & PoorsŽs (S&P) e Fitch  Ratings.

A classificação é revista periodicamente, já que a qualidade de crédito (ou risco de inadimplência) de uma empresa ou país pode se alterar de um período ao outro. 
Agência de Risco
As agências atribuem ás notas de risco não apenas a países, mas também a municípios, empresas ou bancos. O objetivo da classificação é mostrar a capacidade de pagamento de dívidas (valor total e juros) no prazo prometido - ou seja, mostrar a capacidade de o emissor cumprir seu contrato no prazo prometido.

As agências de classificação também atribuem notas a emissões estruturadas - como foi o caso dos títulos hipotecários.

Agências  de Riscos:

#1. Standard & PoorsŽs (S&P). www.standardandpoors.com



 #2. Fitch Ratings.   www.fitchratings.com.br


  #3. Moodys.   www.moodys.com










Forma de classificação Ratings
As definições usadas baseiam-se na probabilidade de inadimplência da empresa e na proteção que os credores têm nesse caso.
Para realizar uma classificação de risco de crédito, as agências de ratings recorrem tanto a técnicas quantitativas, como análise de balanço, fluxo de caixa e projeções estatísticas, quanto a análises de elementos qualitativos, como ambiente externo, questões jurídicas e percepções sobre o emissor e seus processos.
Além de a classificação envolver avaliação de garantias e proteções (hedge) contra riscos levantados, ela também incorpora o fator tempo. Este último influencia a definição do «rating», pois maiores horizontes implicam em maior imprevisibilidade. Desta forma, uma mesma empresa pode apresentar títulos de dívida com diferentes notas, de acordo com as garantias oferecidas, prazos estabelecidos, dentre outras características.
www.oliveiralimainvest10.blogspot.com
As classificações de risco de AAA/Aaa até no mínimo BBB-/Baa3, são consideradas como investment grade, ou grau de investimento, enquanto as abaixo são consideradas como speculative grade, ou de grau especulativo. Veja abaixo tabela de classificação rating das agências moody e Fitch: 

Moody´s
Fitch
Grau Investimento
Aaa
AAA
Grau Investimento
Aa1
AA+
Grau Investimento
Aa2
AA
Grau Investimento
Aa3
AA-
Grau Investimento
A1
A+
Grau Investimento
A2
A
Grau Investimento
A3
A-
Grau Investimento
Baa1
BBB+
Grau Investimento
Baa2
BBB
Grau Investimento
Baa3
BBB-
Grau Investimento
Ba1
BB+
Grau Especulativo
Ba2
BB
Grau Especulativo
Ba3
BB-
Grau Especulativo
B1
B+
Grau Especulativo
B2
B
Grau Especulativo
B3
B-
Grau Especulativo
Caa
CCC
Grau Especulativo
Ca
CC
Grau Especulativo
C
C
Grau Especulativo
Wr
D
Grau Especulativo


Tipos de Ratings 
Existem duas escalas diferenciadas para os «rating»s: internacional e nacional. Um ratings em escala internacional pode ser tanto em moeda local como em moeda estrangeira e representa uma medida absoluta da capacidade de pagamento das dívidas denominadas, respectivamente, em moeda local ou estrangeira. Os ratings em escala internacional sejam em moeda local ou estrangeira, são comparáveis entre países. 
Já os ratings em escala nacional não são comparáveis em escala internacional. Classificações similares em escala nacional de emissores em países diferentes podem mostrar grandes diferenças na capacidade de pagamento. Por exemplo, um «rating» AAA (bra) na escala brasileira não é comparável com um AAA (chl) ou AAA (ven) nas escalas chilena e venezuelana, respectivamente.
Crítica
A grande crítica às agências de classificação de risco reside no fato de os clientes das agências - ou seja, os responsáveis pelo faturamento delas - serem exatamente os países, municípios, bancos e empresas. Ou seja, a empresa ou ente público pago à agência de classificação para que esta faça a avaliação de sua capacidade de pagamento.
Com o pedido da empresa contratante, a classificação pode manter-se confidencial - quando, por exemplo, a empresa contratante entende que a classificação atribuída ficou aquém de suas expectativas. Para que a classificação se torne pública, a empresa contratante deve autorizar formalmente a publicação. Todavia, a qualquer momento, a classificação pode ser revista e alterada - tanto para cima (upgrade) como para baixo (downgrade) -, caso a avaliação do risco de crédito atribuído à empresa ou ente público se modifique.Fonte:Wikipédia
Rating dos Países e Notas
Triplo 
AAA
Alemanha AAA
Austrália AAA
Áustria AAA
Canadá AAA
Cingapura AAA
Finlândia AAA
França AAA
Holanda AAA
Hong Kong AAA
Noruega AAA
Nova Zelândia AAA
Suécia AAA
Suíça AAA 

Duplo
 AA
Estados Unidos AA+
Bermudas AA
Abu Dhabi AA
Kuwait AA
Catar AA
Eslovênia AA
Espanha AA
Chile AA
Arábia Saudita AA-
Bélgica AA-
Taiwan AA-
China AA-
Japão AA-
Israel AA- 

Triplo 
BBB
Bahamas BBB+
Brasil BBB+
Colômbia BBB+
Irlanda BBB+


Peru BBB+

Vídeo Oliveiralimainvest1o

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES