quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Energia Hidrelétrica Xingu, Belo Monte

Energias Renováveis
 O Brasil tem ao seu favor de ter o privilégio de possuir 1/3 de água doce do planeta. Sabendo usar, jamais faltará.
...Xingu será um modelo de energia hidrelétrica  com  geração fio d´água no Brasil.  O nosso futuro mais iluminado com o uso de energias alternativas como eólica e solar. Com atenção prioritária para as reservas indígenas e aos moradores da localidade por onde passara a ser construindo o complexo Xingu/ Belo Monte.

Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implantado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.


De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. O lago da usina terá uma área de 516 km², mostrada no mapa de localização para o Google Earth. A usina também teria três casas de força, contudo, após revisão do projeto, a casa de força do sítio Bela Vista deixou de constar do projeto. Permanecem as casas de força do sítio Pimental e do sítio Belo Monte.

Tucano da Amazônia

A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas, chinesa 03 Gargantas e da binacional Itaipu, com 11,2 mil MW de potência instalada. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões.

 A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.

Projeto
O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, sendo que o Reservatório do Xingu localiza-se no Sítio Bela Vista. A partir deste reservatório, a água será desviada por canais de derivação que formarão o reservatório dos canais, localizado a 50 km de Altamira. De acordo com a última alteração no projeto, os dois canais de derivação previstos foram substituídos por um canal apenas. Desta forma, o reservatório dos canais foi renomeado para reservatório intermediário.

O trecho do Rio Xingu entre o Reservatório do Xingu e a casa de força principal, correspondente a um comprimento de 100 km, terá a vazão reduzida em decorrência do desvio dos canais. Este trecho foi denominado pelo Relatório de Impacto Ambiental como Trecho de Vazão Reduzida. Prevê-se que este trecho deverá ser mantido com um nível mínimo de água, variável ao longo do ano. Este nível mínimo será controlado pelo Hidro grama Ecológico do Trecho de Vazão Reduzida, e tem como finalidade assegurar a navegabilidade do rio e condições satisfatórias para a vida aquática.

Serão construídas duas casas de força, a principal e a complementar. A primeira será construída no Sítio Belo Monte e terá uma potência instalada de 11 mil MW. A complementar será construída junto ao Reservatório do Xingu com potência instalada de 233,1 MW.

A área inundada pertence a terras dos municípios de Vitória do Xingu (248 km2), Brasil Novo (0,5 km2) e Altamira (267 km2).

Energias Não Renováveis
Energias não renováveis: Desde a revolução industrial que, em virtude de um considerável aumento do crescimento urbano e populacional, bem como da preocupação com a maximização da produção e consumo desenfreados e das fontes de energia não renováveis a carvão mineral, petróleo e gás natural, vem aumentando de forma alarmante e contribuindo para a escassez destes recursos no futuro. 
 A natureza não se recicla. Portanto, uma das causa principal e a deterioração dos ecossistemas. Em busca constante das energias alternativas de forma responsáveis e sustentáveis vem crescendo e trazendo novos desafios, com implementos da tecnologia moderna e eficiente que está sendo desenvolvida sem a agressão ao ecossistema natural. Temos o privilégio de termos 1/3 de água doce do planeta. Sabendo usar, jamais faltará. 
Индиос да Амазониа до Брасил
...Xingu será o modelo de energia hidrelétrica é com a geração fio d´água no Brasil. Um futuro mais iluminado com o uso de energias alternativas como eólica e solar. Com atenção prioritária para as reservas indígenas e aos moradores da localidade por onde passara a ser construindo o complexo Xingu/ Belo Monte. 
Brasil Futuro. Maior e Melhor com suas energias Limpas Hidrelétricas, Eólicas, Solares & renováveis.
Oliveiralimainvest10

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES